Translate

domingo, 9 de dezembro de 2012

ALGUMAS AVES INTERESSANTES REGISTRADAS RECENTEMENTE.

Recentemente em algumas passarinhadas tive a felicidade de registrar algumas aves bem interessantes e que ainda não tinha fotografado. São os  lifers.
Um gavião, que já conhecia, mas que ainda não tinha conseguido foto é o gavião caramujeiro. O  Rostrhamus sociabilis:


É um gavião especializado, alimenta-se preferencialmente de caramujos que captura em lugares alagados e pantanosos. Possui o bico adunco e adaptado para retirar o caramujo de sua concha. Em nossas passarinhadas já registramos esse belo gavião em vários locais aqui no ES. Sempre em beira de rios, brejos e ou lagoas. Uma localidade em que o vimos bastante comum foi no Rio Mariricu, em Guriri, município de São Mateus. Também em Linhares e no município da Serra também já o registramos.

O grupo de aves paludícolas como os maçaricos e batuíras sempre estão procurando alimentos em lugares úmidos. Nessa ocasião, em visita a Aracruz, no bairro de Coqueiral, estivemos na Estação local de tratamento de esgotos e lá fotografamos a batuíra de esporão:



Seu nome cientifico: Vanellus cayanus, o que indica ser parente próximo do quero-quero. Não é uma comum de se ver aqui no ES e  é vista muitas vezes na presença de maçaricos. Foi o que aconteceu nesse  dia, em que a encontramos em companhia do maçarico de perna amarela:





Essa ave, muito bonita, alimenta-se de detritos, vermes e pequenos animais que captura nos pântanos e lugares úmidos. Tringa flavipes, não pode ser considerada  como  rara, posto que já foi registrada várias vezes aqui  no ES.



Mais maçaricos  foram  vistos, e um deles, o maçarico-solitário Tringa solitaria, apresenta semelhanças  com o maçarico de perna amarela, mas pode ser distinguido por alguns caracteres. Entre eles, possui pernas não amarelas e também é um pouco menor:






Outra ave que não  é rara, mas que ainda não havíamos registrado aqui no ES, é o pernilongo de costas brancas, Himantopus melanurus. Conseguimos registra-lo na lagoa de água já purificada existente na estação de tratamento de esgotos, um bando de tamanho razoável e que ao voar, formava composições muito bonitas de se ver:







Outra ave muito interessante  que vimos no lugar, a marreca-toucinho, Anas bahamensis:



Outro anatídeo presente, a marreca asa-branca Dendrocygna autumnalis:



Tivemos  sorte em ,localizar  dois falconiformes muito  interessantes e importantes. O primeiro deles, além do gavião-caramujeiro,  foi o gavião-de-cauda curta Buteo brachyrus.


Trata-se de um gavião, que apesar de não ser grande, é muito valente e predador. Apanha principalmente pássaros para sua alimentação, o que comprova tratar-se de gavião bastante ativo e que não se intimida com a dificuldade de capturar suas presas. Alguns autores, relatando a caçada desse gavião, informam que tem o hábito de descer a pique sobre a copa das árvores a fim de surpreender suas presas. Não pode ser considerado comum mas também não é muito raro. Existem duas fases de plumagem. Essa que fotografamos é conhecida como a fase morfo negro.

O  terceiro falconiforme é raro e "aristocrático". Trata-se do famoso falcão-peregrino, migrante que passa o verão em nosso estado ou então, passa ES  no verão. De fato, é mais comum vê-lo entre outubro a março, ocasião em que a maioria dos registros são feitos. Falco peregrinus é uma ave nobre e é considerado como o paradigma da família dos falcões:


Exímio caçador, apanha aves e mamíferos. A femea, bem maior que o macho, captura presas maiores. Seu vôo aerodinamico fazem dele um caçador temido.
 
Um abraço a todos nossos  amigos  que  nos  visitam!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!