Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

URUBU REI NA ÁREA METROPOLITANA!

O Urubu Rei, Sarcoramphus papa é uma ave de grande porte, mede comumente cerca de 85 cm. de comprimento, chegando a pesar 5 kg. É o maior de nossos urubus, aves muito uteis pois se alimentam de carne em decomposição, sua caça e abate são proibidos por lei tendo em vista seu papel saneador na natureza. Sabe-se, já há algum tempo, que essas aves magnificas habitam a região metropolitana de Vitória, precisamente nas matas da Reserva Biológica de Duas Bocas. Como visitante dessa região desde 1986, e nunca tendo presenciado qualquer registro dessa ave, tinha grande curiosidade em conhece-la e, mais que isso, entender um pouco de seu comportamento de sobrevivência em uma área de forte influência antrópica como é a região metropolitana de Vitória, com quase 2 milhões de habitantes. Essa região, de grande perturbação, ainda assim, é capaz de proporcionar abrigo a uma ave desse porte! Fato intrigante e porque nunca o registramos mesmo que voando nas proximidades?
A explicação, é que o Urubu-Rei pode ser considerado como tímido. Habita a mata  e passa a maior parte de seu tempo recluso, escondido mesmo dentro da vegetação, o que contribui para que passe despercebido.

Uma  das primeiras fotos, feitas por Leonardo Merçon do Instituto Últimos refúgios, e publicada no livro "Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas".



Nossa  foto tirada recentemente, dia 11.9.2016 na estrada da reserva:


Destarte, estamos muito contentes com esse registro, que vem comprovar a importância dessa reserva para a biodiversidade de nossa região, e salientando: são muitas espécies importantes e exigentes habitando essa área de região metropolitana com 2 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!