Translate

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

REGISTRO DA ÁGUIA CHILENA EM SOBREIRO

A região de sobreiro é local onde sobraram remanescentes florestais no topo dos morros, e que nessa época de poucas chuvas, apresentam-se muito secas e de cor parda. Realmente pode ser observado que o caráter dessas matas é notadamente decíduas  ou então já estão, infelizmente, mortas. Nesse ambiente, onde os remanescentes florestais situam-se abaixo dos 15% da cobertura original, é grande a invasão de espécies tipicas de paisagens abertas como o cerrado e a caatinga.
Muito já se disse sobre a invasão de áreas da mata atlântica por aves e mamíferos vindos do cerrado e da caatinga. Esses "imigrantes" são de diversos tipos e podemos citar aqui a Lavadeira mascarada Fluvicola nengeta; O corrupião Icterus jamacai; e mesmo a gralha do campo Cyanocorax cristatellus; ou então, espécies grandes e tipicas das regiões de origem como a Seriema Cariama cristata; e até mesmo, o espetacular Lobo-Guará Chrysocyon brachyurus!
Porém, o caso, também espetacular, da Águia-chilena Geranoaetus melanoleucus, desafia nossos conhecimentos até aqui, Há relatos de que essa águia habita o Estado há muito tempo, porém, acreditamos que sua expansão é mais recente, habitando inclusive, as áreas planas da região, desde que estejam com pouca vegetação como é o caso de Sobreiro.
Nessas notas, apresento mais um registro da Águia chilena, um casal de jovens, ainda com a plumagem de imaturos, que visualizamos e registramos em Sobreiro, em 15.10.2016. Apresentamos a seguir as fotos, desde o momento em que visualizamos o gavião em uma árvore seca na encosta do morro, até o momento em que levantou voo e começou a circular aproveitando as térmicas, ganhando altura e se afastando.
Importante ressaltar a emoção de se descobrir uma ave dessas no campo. Nesse caso, desconfiamos da identidade do gavião que poderia ser Geranoaetus, devido ao porte da ave. É que a ave foi importunada por um individuo de gavião carrapateiro, Milvago chimachima, que, na atividade de tentar espantar a águia, se aproximou bastante e notamos a grande diferença de tamanho entre os dois contendores:



Milvago vigiando Geranoaetus:



Aproximação tentando espantar o intruso poderoso. Observar a diferença de porte entre os dois.




Aproximando com om zoom e observando a diferença de tamanho:



Finalmente, a Águia começa a descrever círculos.




Eram dois jovens!



Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!