Translate

quinta-feira, 13 de abril de 2017

AVES FANTÁSTICAS DA AMAZONIA II

Prosseguindo com nossa apresentação de algumas aves amazônicas, registradas em nossa recente excursão de passarinhadas.:

 A Arara canga, Ara macao, aparaceu em várias ocasiões. Nessa aqui, estávamos no alto da torre do MUSA-Museu da Amazônia, quando sobrevoaram a mata e fomos obrigados e clica-las!
 O Bate-Para, Attila bolivianus, é ave da família Tyrannidae e tem um canto muito parecido com o Attila rufus do SE do Brasil. Ave muito bonita e de voz forte e alta.

 Vimos três espécies de papagaios, o moleiro Amazona farinosa, o papagaio curica Amazona amazônica  e esses dois aí, o papagaio Diadema Amazona autumnalis, ave muito bonita e de voo gracioso. Posteriormente vimos mais alguns indivíduos. A população da Amazônia brasileira é considerada como população disjunta uma vez que a distribuição da espécie vai do México até a Venezuela. 
O Tucano grande de  Papo branco, Ramphastos tucanus, é ave comum, sendo registrado em todas as localidades em que visitamos. Pode ser considerado uma das vozes mais ouvidas da Amazônia e sua distribuição alcança toda a região.
 Esse gracioso Pica-pau, é o Pica-pau de colar dourado, Veniliornis cassini, registrado na localidade de Ramal do Pau Rosa, próximo a Manaus.
A Pomba-Botafogo, Patagioenas subvinacea, é ave comum, tendo sido registrada em várias localidades que visitamos mas observamos que é florestal.
Vimos poucos rapinantes nessas excursões, um deles, esse Gavião-Ripina,  Harpagus bidentatus, ficou muito tempo pousado nessa árvore seca, talvez espreitando alguma presa incauta. Esse gavião de pequeno porte também já foi muito registrado nas matas do SE do Brasil.
 Ave rasteira e campestre, a cigarrinha-do-campo, Ammodramus aurifrons, mostrou-se ser comum nos pastos e regiões abertas próximas às várzeas dos rios.
O  Japu-pardo, Psarocolius angustifrons, é uma ave belíssima e grande! Bastante ligada às matas de Várzea nos grandes  rios. Na várzea do Iranduba, vimos duas colônias dessas aves, sendo que uma ainda estava  com filhotes, com as aves entrando nos ninhos para alimentar os filhotes.

 Um individuo de Psarocolius angustifrons com alimento no bico, antes de entrar em um dos ninhos para alimentar seus ninhegos!















Uma colônia pequena de Japu-pardo, Psarocolius angustifrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!