Translate

domingo, 20 de março de 2011

Observando AVES EM ITARANA

Com a ida nesse  fim de semana a Itarana, zona oeste do ES, pude dedicar-me ao birding  mais  uma vez. Introduzindo  as pessoas nesse  esporte, a paisagem da região é de campos, pastos e plantações nas vargens. Nos  morros, o terço superior é quase sempre dominado por capoeiras e capoeirões. Por essa razão, até hoje, algumas aves florestais da mata atlantica original ainda existem no lugar e visitam a vargem à procura de alimento. Fotos do lugar:







Galeria de aves  vistas. Primeiro as aves florestais, mais ameaçadas, fotografadas  ontem e hoje:

A maracanã verdadeira, Primolius maracana, considerada já como ameaçada globalmente de extinção, mas no oeste do ES, ouso dizer que ainda não é rara, mas  isso, devido aos capões de mata existentes na parte superior dos morros  como vimos nas fotos:


O araçari de bico branco, Pteroglossus aracari, belissimo tucaninho, que visita os pomares a procura de goiabas, jamelão e outras frutas:


e o Sabiá do barranco, Turdus leucomelas, que é florestal, mas verdadeiramente semi-florestal  pois se adapta a capoeiras e se dá muito  bem na proximidade do homem, esse aí foi fotografado na beira do corrego do sossego quando eu estava pescando. E ele ficou bem à vontade:


E agora as aves campestres. Na verdade são aves que não necessitam da mata próxima, mas precisam de alguma vegetação como campos sujos, pomares, etc.;

no ar, voando, o gavião de rabo branco, Geranoaetus albicaudatus, descrevendo circulos e vigiando os arredores à procura de alguma presa:
mais aves: o corrupião  ou  sofrê, Icterus jamacai que apareceu na região por volta de 1998 e agora se tornou  comum:
o cardeal,  Paroaria dominicana,que também  é "novo"  no  lugar:
outros  menos votados, o comum  gavião carcará, Polyborus plancus´:


A fauna da região é mais campestre, mas tem algumas  florestais  importantes. Não é possível colocar  todas aqui, mas sempre  que observar aves na região, vou postar fotos das  mais interessantes.

Nessas entradas  nos pastos e campos sujos, eis  que me deparo  com  uma cobra caninana, que inclusive, ficou de pé vigiando a trilha onde deveria passar  medindo  cerca de 1,5 m. de comprimento:



Um abraço a todos e vamos observar  nossas  aves gente!

7 comentários:

  1. Pai, adorei as fotos, você está virando profissional!! Acho que o blog deveria ser sobre pássaros, peixes E fotografia!!heheh
    A 2ª e a 4ª foto estão lindas, deu até saudade de Itarana. As dos passáros também ficaram ótimas, parece que estamos olhando em um livro, de tão boa qualidade e proximidade! São com a câmera nova??
    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Foram feitas com a camera nova a Canon Powershot. Realmente ele entrega imagens muito boas e o superzoom é demais. Mas ainda temos que aprender muito para melhorar as fotos. Um beijão. e seu blog?

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre,
    tenho que concordar com sua filha, realmente as fotos ficaram perfeitas, pensem que eram tiradas de livros, mas conhecendo vc sei que é capaz de fazer fotografias e comentários excelentes para conhecermos mais sobre passáros... e peixes também.
    Como vc conseguiu fazer uma foto Tão perfeita da minha sogra e sem estar "enrolada"????rsss...
    Parabéns e sempre estarei passando por aqui para aprender, caro Mestre Silvério.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo incentivo Urias. Agora quanto a sua sogra..rs.....rss.... voce deve estar sendo muito rigoroso....isso é ciume puro. Um abc.

    ResponderExcluir
  5. SILVERIO QUE LINDOS OS GAVIÕES CARCARA, MAS O CARDEAL É O PASSARO MAIS BELO DE TODOS NA MINHA OPINIAÕ, LINDO CLICK, PARABÉNS, LINDO VE-LOS ASSIM LIVRES NA NATUREZA, MAS E ESSA COBRA AI UAI
    NUN TA NO LINK ERRADO NÃO? BEIJOS DAS MINAS GERAIS E MEUS , MARIA.

    ResponderExcluir
  6. Essa cobra apareceu na hora errada no meio do mato. Acredita que ela ficou em pé? e na frente da trilha onde deveria passar! Fui tentar espantar e ela, apesar de ser caninana, avançou cheia de braveza! Peguei um bambo comprido e aí ela foi pra estrada. um beijão.

    ResponderExcluir
  7. Pai, que fotos incriveis hein? virou fotografo profissional?

    parabéns pelo blog, tá muito legal, gostei muito desse post, tambem gostei do layout (simples e facil de navegar e bonito tb) e tambem do post "como atar uma mosca", muito explicativo... seu blog tá bom demais hem!

    abração e continue assim, vc é fodarasso!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!