Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AS ENCHOVINHAS DO PIER DA IEMANJÁ!

Hoje  sexta feira acordei  cedo - 5hs;.- e fui  pescar  no ´pier da iemanjá, extremidade da praia de camburi  em Vitória. Vista da praia, da altura do  pier:

Ao  fundo  o monte do Mestre Álvaro, que com seus 850 m. domina a paisagem de Vix.
O Pier  com  sua  famosa estátua:


Mas voltando à pescaria, foi  um daqueles dias em que o pescador está na hora certa e no lugar certo. No mar isso é  fundamental, pois devido seu tamanho, a maior dificuldade do  fisherman é localizar onde estão os peixes.

O  lugar, a ponta do pier é o desaguadouro do canal do rio da passagem  que comunica o mar com os vastos manguezais de Vitória, onde deságua o rio santa maria. Daí que o local, o manguezal, é um berçário de peixes, camarões, caranguejos,etc.

Vista de onde estava pescando:

Os arremessos para dar certo tinha de ser na direção das pedras, numa distância mais ou menos de 30metros. Nesse  local, na maré vazante, muitos peixinhos como manjubinhas e sardinhotas são levados pela correnteza da maré descendo e vão cair no mar, no encontro das águas. É precisamente nesse  lugar  que os peixes predadores  ficam à espera desse banquete. E vem não só alevinos como também camarões e caranguejinhos. Aparecem aí, ubaranas, robalos, espadas, galos, xixarros, xareus,etc; O peixe que estava à espera, hoje, com um cardume grande era a enchova. Daí que de posse de meu conjunto de  bait  tivemos várias ações desse peixe.Mas de pequeno porte, de 25-30 cms.

ENCHOVA: O PREDADOR PRATEADO!

Mesmo  os pequenos são muito vorazes e predadores. Ao se retira-lo da água  ele continua mordendo, dificultando o  manuseio. Esse peixe chega a pesar  10 a 15 kg. os maiores e por essa razão  os exemplares pequenos devem ser soltos para garantir a espécie. Mas mesmo soltando-os a diversão  foi garantida:

Usando iscas artificiais de superficie, as batidas do peixe eram sensacionais na flor dágua, deixando a  "platéia" cheia de adrenalina;. E foram  muitos, uns 15!!







Infelizmente alguns dos  maiores acabaram "encharutando" a isca e isso levou-os ao sacrificio  pois é impossível solta-los com as guelras feridas:

Ao final  da  pescaria, ainda teve tempo  para  mais  uma  pose de pescador de enchovinhas:


A   enchova é um dos peixes de água salgada  mais esportivos e bonitos. Também tem carne  boa mas é na pesca esportiva  é que é mais famosa. Esses  aí são  pequenos, que sobem até o mangue e chegam na água salobra. Por essa razão, acredita-se que crescem no mangue. Os grandes exemplares, de mais de 2 kg. são capturados aqui em Vix na áltura do porto de tubarão e próximos ao farol de santa luzia  na entrada da baia. Dizem  que a ferocidade dos cardumes é tão grande  que  os  outros  peixes, apavorados, chegam mesmo s pular para as pedras  tentando  fugir  em seus ataques.
um abraço a todos e todas.
ze.

6 comentários:

  1. PUXA VIDA, SIL, QUE LAVADA ESSA HEIN, É COMO DIZ O DITADO UM DIA DO PESCADOR OS OUTROS 29 SÃO DOS PEIXES, KKKK, BOM NÃO NO MEU CASO, ATE OS PEIXES FOGEM DE MIN, MAS NESTE DIA LINDO AI QUE ESTEVE FAZENDO, TINHA QUE DAR MUITO PEIXE, MUITO LEGAL, ETA LUGAR BÃO ESSA VIX.BEIJÃO IRMÃO, DE SUA IRMÃ MARIA DAS MINAS TRISTES GERAIS.

    ResponderExcluir
  2. Silvério, parabéns! seu texto é muito bom! as fotos também - não tive qualquer problema em visualizar o dia e a ação - mostra um narrador excelente, que nos transporta , tive vontade de participar - mas com a minha sorte vi até as manjubinhas rindo de mim lá embaixo, mas vou com vc com certeza. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Maria, Minas gerais não é triste, tem muita coisa boa....muita mesmo. E que vc. ainda está triste mas isso vai passar.Voce acertou foi no diagnóstico, pelo menos para mim são 29 dias dos peixes e um meu mas tá bom assim. E me preparo para esse dia ( vc. viu o meu material, o cuidado, os livros, o planejamento!) e aí eu fico curtindo a lembrança desse dia muito tempo. Um beijão, logo vou aí em BH para passear na Serra do Curral para ver a Aguia chilena e pescar na varzea das flores. tiau.

    ResponderExcluir
  4. GUIU, que bom que vc. gostou. Minha responsabilidade é manter o nível, postando sempre casos e histórinhas novas. Mas realmente essas pescarias, de peixes pequenos, são sensacionais. Quando eu aposentar vou ai pescar com vc. e o Evanir. Um beijão e nas meninas também.

    ResponderExcluir
  5. JSilvério, que beleza hein!
    conta para nós:

    Qual a distância, em relação à margem do pier que estes peixes estava pegando a isca?

    Qual iscas artificial você você utilizou?

    Parabéns.

    Abç

    ResponderExcluir
  6. Olá Klaydson, tudo bem? A distância desses peixes era mais ou menos uns 30 metros. Utilizei as iscas de superficie pois elas estavam todas batendo na vazante por cima. Foram apenas duas as iscas: Yo-zuri banana boat de 7 cms e o Magic stic nakamura de 8 cms.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!