Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A GAIVOTA VERDADEIRA EM VIX

Muita  gente  pensa  que  toda ave  marinha é  uma "gaivota". Ao verem os bandos de trinta réis, tão comuns na costa capixaba, imaginam tratar-se de gaivotas e até comentam  com amigos: "quantas  gaivotas"! Porém, deve ser dito  que a gaivota verdadeira é outra ave, bem maior e encorpada. Sua ocorrência na costa brasileira encontra no estado do Esp. Santo, justamente seu  limite norte. Os registros mais frequentes vão até Guarapari. A subida das gaivotas até Vitoria é mais rara e apenas esporadicamente conseguimos ve-la na baia de Vitória. A seguir alguns exemplos de aves marinhas. Primeiro, uma falsa gaivota, o trinta réis de bico vermelho, cujo nome de batismo é Sterna hirundinacea.:


É  uma ave belíssima e bastante comum, sempre procurando alimento no mar, nas proximidades de barcos, portos, praias, ´pieres, etcs. Quando estamos pescando no pier de iemanjá  é comum aproximarem-se e se estivermos com isca artificial na superficie é perigoso capturarmos alguma, pois ela desce firme imaginando tratar-se de um peixinho. Temos outras espécies de trinta réis aqui no ES, como o de bico amarelo e outros. Pois  bem, hoje, 23.5.2011, defronte à praça do papa observava a baía  quando presenciei  um grupo de 8 gaivotas verdadeiras voando em grupo e cantando alegremente. Tirei várias fotos do flagrante. Algumas ficaram um  pouco boas:



Essa a verdadeira gaivota, a Larus dominicanus  que  é ave  muito famosa, ocorrendo nos dois lados do atlantico sul e no pacifico sul. parente proxima, prima em primeiro grau da gaivota da Europa e EUA  que  frequentemente  vemos  nos filmes holyudianos.

O bando chacoalhava muito, o que me levou a tirar várias fotos, infelizmente não ficaram  boas.;


Então, ficamos assim: a gaivota verdadeira -  atriz tão famosa  nos filmes  - ocorre em nossa cidade e mesmo não sendo tão comum quanto os trinta réis, já fiz seis registros  em dias diferentes  somente neste ano.!



tiau  pessoal!!

2 comentários:

  1. Oi Pai!
    Gostei muito das fotos, realmente é bem mais raro vermos essas gaivotas verdadeiras e achei muito legal as fotos delas, iguais às dos livros!
    Continue aprimorando sua técnica fotográfica!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcelo! Há muito tempo que eu queria tirar uma foto boa dessa gaivota em Vitória. E finalmente conseguí. um abração.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!