Translate

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PASSARINHADA NA ESTRADA MARGINAL Á RES.2 BOCAS

Hoje, dia 2.5.2011, feriado de N.Sra. da Penha, fomos, eu e os amigos, Fabricio Costa e Claudio Pereira a  uma excursão de  birding na estrada marginal da Rebio de Duas Bocas em Cariacica. Conheço o  local desde 1986 e sua importância é muito grande para a conservação das aves florestais, principalmente devido ao fato de situar-se proxima a um grande centro urbano como a capital do Espirito Santo, da qual dista cerca de 40 Km.

Algumas fotos com vistas do lugar:




a área da reserva ocupa  650 alqueires em mata, desde capoeiras até trechos de mata virgem, que nunca foi cortada e queimada. Porém, como a mata emenda com outros remanescentes proximos e vizinhos, sua área real é muito  maior. Isso ressalta sua importância única para a conservação dos bichos. Não  somente aves, mas muitos mamiferos ali  vivem. alguns "importantes"  como a onça suçuarana, Puma concolor e outros menores. A região é muito rica para  alimentação das aves da mata. Muitas fruteiras nativas  como canelas, imbaúbas, quaresmeiras, são abundantes no  lugar.



A mata é exuberante. Pode-se dizer  que a grande maioria das aves registradas são florestais, isto é, dependem da mata para sobreviver. Algumas fotos da mata:





Vimos  muitas  aves  interessantes  hoje! Algumas não conseguimos fotografar devido sua esperteza. por exemplo, vimos uma femea da araponga Procnias nudicollis se alimentando numa fruteira. Essa ave é definida  como A  VOZ DA MATA ATLANTICA tal  é sua importância e identidade  com essa floresta. Infelizmente está ameaçada de extinção devido a capturada  para ser engaiolada e á destruição da mata. Outras  como o tangará de cabeça encarnada, Pipra rubrocapilla, japús Psarocolius decumanus, também apareceram  mas  não fizeram  pose  para  os fotografos e por isso  não aparecem nesse album. A seguir  fotos dos modelos que se mostraram cooperativos:

O Surucuá grande de peito amarelo,  Trogon viridis, macho e femea , um casal muito simpatico e bonito.




O Tiê-galo ( eta nomezinho  feinho!) Lanio cristatus, numa pose dificil, numa grimpa de uma árvore:



A estrelinha  do dia, foi  o Tangarázinho rajado, o Machaeropterus regulus, ave habitante das matas altas das baixadas do Rio de Janeiro  para cima,até a Amazônia, que não é  comum  não, foto:



Seu canto  é  uma cornetinha: té....té.....té...  essa avezinha  é  uma  jóia, preservada em 2 bocas.

O joão Bobo Malacoptila striata, apareceu  lá também:


Um grupo de aves  muito  inquietas,  os  pequenos  papa  formigas  do genero Myrmotherula, aqui representados  pela  choquinha de flancos  brancos Myrmotherula axillaris. Formicariideos são aves da mata, muitas  do interior escuro e penumbroso, sempre insetivoras.


Uma ave  do interior da mata, muito  bonita e engraçada  é a planadeira, Rhytipterna simplex, insetivora e que emite gritos interessantes.:



Ao  final, de novo a femea do surucuá  apareceu, exigindo ser fotografada:



Já  na  volta, encerrando  o périplo, duas  aves  que não são da mata e estavam na beirada, dando  sopa: a andorinha serradora Stelgidopteryx ruficollis:




É isso  meus  amigos e amigas, foi  uma ótima observação de aves  nessa reserva  que é  tudo de  bom  aqui  pertinho de nossa capital.!

2 comentários:

  1. Pai, adorei todas as fotos, só aves lindas! Fiquei curiosa por uma foto da araponga que é "a voz da mata atlântica", quem sabe numa próxima visita, não é?

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, essa ave,a araponga é uma das minhas favoritas! As outras são os guaxes,o Japú,os limpa folhas e os gaviões pega macaco e pato. Vamos ter mais fotos e com certeza da araponga.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!