Translate

domingo, 18 de setembro de 2011

PESCARIA NO RIO SANTA JOANA

O Rio Santa Joana atravessa o municipio de Itarana e é um belissimo rio. Afluente do Rio Doce, mesmo na época de seca  apresenta um bom volume de águas. Infelizmente toda essa beleza e utilidade - é o único curso dágua de bom volume que atravessa Itarana - o rio não recebe o tratamento que deveria por parte dos órgãos públicos, principalmente da Prefeitura do municipio. É inconcebível que ainda hoje, em pelo ano de 2011 do século 21, TODO o esgoto doméstico da cidade seja despejado no rio! O mais incrivel é que apesar de toda essa sujeira o rio ainda é muito rico em peixes. Lá ocorrem o piau, os lambaris, o lambari-bocarra, mandis, trairas, bagres e outros. A pesca esportiva é frequente em suas margens. Eu mesmo já postei muitas fotos de outras pescarias nesse rio. Em uma das ocasiões as margens do rio estavam infestadas de carrapatos, segundo me disseram, devido às capivaras,abundantes no lugar e que estão tendo verdadeiras brigas  com os ribeirinhos.

Uma foto do belissimo lugar onde pesquei:


Levei o conjunto número 2, para pesca  bem  leve. Usando a mosquinha que imita uma formiga, a black  ant tive várias ações, mas creio que eram  todas  do lambari do rabo amarelo, o Astyanax bimaculatus:


A  pescaria  foi  então  muito divertida apesar de ainda estarmos no inverno, e, portanto, em época não muito propicia às fisgadas. Mas  logo estaremos entrando em águas mais quentes  e as  postagens de pescarias  vão  voltar. Um abração a todos.
ze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!