Translate

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PASSARINHADA NA FAZENDA CUPIDO - LINHARES =1 DE MAIO

Nesse feriado de primeiro de maio de 2012, tive a alegria de conhecer a Fazenda Cupido e refugio situada proxima a Linhares, norte do ES. Acompanhava os amigos e colegas do COA-ES, os colegas Mario Candeias, Fabricio Costa, Justiniano Magnago, Gustavo Magnago, Claudio Pereira, Antonio Pretti, Eliseu Pereira, Paulo Silva e Deomar. Saimos bem cedo, por volta de 4,4o hs. para chegarmos mais cedo à propriedade, ocasião em que poder-se-ia registrar mais aves. A expectativa era grande, afinal, iriamos visitar uma área grande de mata atlantica de tabuleiros, proxima e vizinha aos grandes maciços florestais de Sooretama, CVRD e outras áreas dessa famosa floresta. Os endemismos dessa floresta são muitos e todos ameaçados e por isso mesmo, considerados como "importantes" no sentido de que qualquer registro dessas aves é digno de nota. Assim, lá ocorrem, o gavião real, o gavião de penacho, o mutum de bico vermelho, a tiriba fura-mato, o macuco, o tropeiro, o sabiá-pimenta, o rarissimo Jacu verde, o crejoá e muitos outros.

Começando pela apresentação, veremos agora algumas fotos:






a beleza da mata, muitos remanescentes da mata primária.



Agora, as aves fotografadas:

A tiriba de orelha branca, Pirrhura leucotis, que até bem pouco tempo era considerada ameaçada:

O Catatau, ou Nicolau  como preferem alguns, ou Campylorhyncus turdinus:


O belissimo arapaçu de garganta amarela, Xyphorrynchus guttatus é uma ave de mata que nos proporciou bons momentos para fotografa-lo. Essa ave é tipica da mata atlantica de baixada dos tabuleiros e é uma das aves encontradas também na floresta amazonica:



Pousado no alto de uma árvore seca, o cauré, Falco rufigularis, um falcão que captura presas ativas e até mesmo grandes .

Ao longe  vimos um sóco-boi Tigrisoma lineatum e não perdemos tempo:


O Caneleiro bordado, Pachyramphus marginatus:


Uma das aves dificeis de se encontrar no alto da copa e que tive sorte em fotografar, o Bico chato de cabeça cinza, o Tolmomyias poliocephalus:



O pica-pau apelidado de benedito de testa amarela, cujo nome cientifico é Melanerpes flavifrons:


outra belissima ave da floresta, a rendeira, Manacus manacus:



uma das sensações da excursão, o caburé-miudinho, Glaucidium minutissimum, a nossa menor corujinha. Menor mas assim  mesmo, muito brava: é hábil caçados de pássaros:


outra jóia da mata de baixada, o cabeça-branca, a Dixiphia pipra, aqui a foto da femea ja que o macho nós não conseguimos visualizar:


Outra ave florestal, o pica-pau João velho, chamado de Celeus flavescens:


E finalmente, a ave notável da excursão, o mutum de bico vermelho, o Crax blumenbachii, ave extraordinária, que por si só já teria valido essa excursão. Essa espécie já foi considerada ameaçada de extinção. As populações tem se recuperado e apresentam boa chance de sobreviver a caçadas e derrubada das matas. Mas tem se reproduzido em cativeiro e tentada a sua reintrodução em várias matas.Pelo visto, na fazenda cupido apresenta boas populações e com boas chances de sobreviver para alegria das gerações futuras:

Vários mutuns no cair da noite, procurando alimento:



Outros  bichos  que  vimos:

Apareceram outros animais  como essa pequena cobra que um dos colegas  queria  pegar na mão:


Essa cutia  se misturava aos mutuns  para conseguir alimento e depois voltou para dentro da mata:



Também ouvimos macacos  como macaco-prego Cebus apella e o guigó Callicebus personatus.


E assim encerramos uma de nossas mais instrutivas e interessantes excursãoes de observação de aves, mas com  a certeza de que são necessárias outras idas ao lugar para melhor conhecer suas aves. Um abraço a todos  os passarinheiros e seguidores deste  blog.

silverio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!