Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PIPRIDAE NA PERIFERIA DA RES. DUAS BOCAS

ndNo sábado dia 19. de maio, estivemos em mais uma excursão do COA à periferia da Res. Duas Bocas no municipio de Cariacica. O dia muito chuvoso não era propício para a observação de aves, entretanto, com algum esforço, conseguimos localizar algumas aves muito interessantes. E é sobre essas aves  que faremos algumas considerações. Primeiramente vamos às fotos:

O tangarazinho rajado, Machaeropterus regulus é sem dúvida uma das jóias desse reserva! Interessante é quem em Duas Bocas, somente o localizamos na parte baixa, abaixo da cota de 300m. de atitude. E ave ativa, sempre a vocalizar seu canto suave em forma de uma pequena corneta:  té..té.....té.......té...


verificamos que é relativamente fácil atrair o tangarazinho com a imitação de sua voz no gravador. Ele vem mesmo procurando saber quem é o intruso que adentrou sua área.


O dia estava muito chuvoso e por essa razão as aves não estavam muito ativas. Mas mesmo assim essa pequena ave deu o ar de sua graça algumas vezes.


Outro piprideo muito bonito, o cabeça -encarnada Pipra rubrocapilla. Esse parece ser mais comum que o rajado, tinha muitos individuos vocalizandoao mas não atendiam ao chamado do gravador:

A rendeira Manacus manacus não é pássaro raro, ocorrendo em várias altitudes. Esse macho aí apareceu de olho nas arvoretas de frutinhas próximas:


Um abc a todos os visitantes deste bird-blog!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!