Translate

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO MATA FRIA - TRÊS PONTÕES -ES

No último fim de semana, nos dias 6 e 7 de outubro de 2012, acompanhados dos colegas Israel Kuster e José Ronaldo de Araújo, visitamos a localidade de Três Pontões, na pousada Cantinho dos Três Pontões do Itamar Tesch. Desta feita, fomos visitar remanescentes de mata secundária alta, muito semelhantes a mata primaria. Esses remanescentes, conhecidos como "Mata Fria", localizam-se a 1.000 metros de altitude e possuem muitas espécies da mata atlantica ameaçadas de extinção. Logo no dia 6, fomos surpreendidos com a existência de bom número de individuos da Tovaca Chamaeza meruloides, mas não conseguimos fotografar  nenhuma apesar de ficarmos em uma ocasião há apenas  6 metros do pássaro que caminhava cuidadosamente dentro da mata sombria, com as pernas finas esticadas. Pudemos verificar e tirar fotos de algumas aves, como o araçari-poca Selenidera maculirostris:






Essa belissima ave não é arisca e atendeu ao chamado rapidamente. Mas foi apenas esse que pude fotografar no primeiro dia. A noite fizemos corujada no pico dos três pontões e quem apareceu foi o belissimo bacurau-tesoura Hydroplsalis torquata:



Pudemos apreciar o belissimo por do sol do lugar:



No dia seguinte pudemos começar  cedo, por volta de 7hs e nesse dia fizemos importantissimos registros como passamos agora a relatar:

O corocochó  Carpornis cucullatus, cotinga muito importante, habitante de lugares altos e frios. Atendeu ao chamado caracteristico da espécie e apareceram alguns. Essa magnifica ave é considerada como ameaçada de extinção devido à derruabada das matas.



Outro cotinga sensacional que lá registramos vocalizando  muito, o tropeiro da serra, Lipaugus lanioides:





Um incrivel e belissimo habitante do interior, da mata, o Tangarazinho, Ilicura militaris, aqui fotografado em um tronco horizontal caído dentro da mata. A ave chegou a iniciar a execução de uma de suas danças nupciais, aparecendo duas femeas, mas não conseguimos fotografar:


O dia estava propicio ao birding e apareceram outras aves do interior da floresta, como  o olho-falso, Hemitriccus  diops, na foto acima.
o interior da mata, vimos ainda o Sabiá-coleira, Turdus albicollis:



Outra, essa mais comum, que vimos dentro da mata, o bico-chato Tolmomyias sulphurescens:




Várias espécies do interior da mata que registramos, como o trepador-coleira, várias saíras, a tovaca, etc não conseguimos fotografar, mas vão ficar para as proximas excursões. Ainda na excursão, fizemos vários registros na beira da mata e que são eles;

O assanhadinho de cauda preta, Myiobius atricaudus:



A saíra douradinha, Tangara cyanoventris:




O Surucuá- variado, Trocon surrucura:



O beija-flor  preto, Florisuga fusca:




Foi uma extraordinária excursão, tendo registrado ainda ao chegar à pousada, uma ave maravilhosa e belissima, a maracanã-verdadeira Primolius maracana, que deixamos agora como fecho final dessa postagem sobre as aves de três pontões:


Terminamos esse post, desejando a todos  muitas aves e alegrias,

jose silverio.  um abraço a nossos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!