Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

"CAÇANDO" OS ARAPAÇUS DENTRO DA MATA!

Quando vamos fotografar aves  é comum é "fotografo-caçador"  tirar  50-100 fotos para aproveitar uma ou duas! Mas, em uma atividade tão interessante e ao mesmo tempo tão absorvente e bonita como essa, isso acaba nos frustrando. E por quê? por que, depois, sempre temos de escolher uma  ou outra foto para publicar ou mostrar aos amigos. E o que ocorre é que muitas fotos, flagrantes da "caçada" para se obter o melhor angulo, a foto mais perfeita, acabam sendo esquecidas. E justamente essas fotos dão uma idéia do quão eletrizante, "adrenalizante" é essa procura! È, de fato, muito emocionante adentrar nossas matas nessa aventura. A seguir, procuro dar uma pálida idéia dessa emoção postando algumas fotos da sensacional caçada que foi  a procura desses arapaçus na Serra do Limoeiro em Itarana:



O Arapaçu-de-bico torto, no momento em que começava a "subir"  o tronco da árvore.



O Arapaçu-de-garganta branca, desconfiado ao ouvir sua voz do gravador. Esboçando posição de fuga.


Aqui, ele já tinha voado para uma ave próxima mas o fotografo, incansável chegou perto. Então, albicollis, começou a vocalizar como que respondendo a voz do gravador.Ainda tive tempo de gravar sua voz. Quem quiser ouvir  o áudio, está no endereço abaixo do  Wiki-Aves:
http://www.wikiaves.com.br/930215&p=1&tm=s&t=u&u=2183


Na agitação da mata, com muitas aves vocalizando, bandos mistos e além disso um birder intruso próximo deles, notei que apareceu outro arapaçu grande, de bom tamanho. Fiquei alerta pois sabia que podia ser o  Dendrocolaptes. E era ele mesmo. Nessa foto acima, vi o perfil de meu amigo. Reparem no bico escuro, forte e quase reto se comparado com o bico do albicollis.




Ele demonstrou ser mais arisco que o arapaçu de garganta branca! Mas num descuido cheguei quase debaixo e tirei essa foto ai encima. E pude confirmar: é ele mesmo! Diferente do arapaçu-liso que é menor e não tem essas estrias no corpo.

Termino  por aqui essas fotos "mateiras" dessas aves exraordinárias!; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!