Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Gampsonyx swainsonii = o Gaviãozinho!

Esse talvez  seja o menor de nossos gaviões! Gampsonyx, de fato mede apenas 20 cms o macho e 25 cms a femea, em média e possuem peso em torno de 110 gramas! Além disso é gracioso e belissimo! Apresenta ser ainda de feições delicadas, mas isso é apenas impressão pois é um predador feroz, atacando lagartixas, pequenas cobras, anfibios, pequenos pássaros, etc.



Nosso objetivo é relatar a ocorrência de um casal que vem sendo observado no Parque Estadual de Setiba em Guarapari. O pessoal do COA  já havia tirado várias fotos da ave nesse local, que fica próximo à estação de pedágio na Rodovia do Sol. A existência de um casal é fato auspicioso pois indica que podem se reproduzir na região.


Sua ocorrência é  em quase  todo o Brasil, faltando apenas no extremo noroeste e no sul, a partir de metade sul do Paraná. Aqui no ES, podemos dizer  que não é  comum! Em minha longa carreira de "birder"  relato que o registrei apenas duas  vezes: no ano 2000, na restinga de Boa Nova em Guriri e agora em junho de 2013 no Parque Estadual de Setiba em Guarapari.

UM abraço a todos.!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!