Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

BATUIRUÇU de axila preta: encontro em Guarapari.

Na  segunda feira dia 28 de outubro, pp., fui visitar o Parque Estadual de Setiba em Guarapari. A excursão, acompanhada do colega Fabricio Costa do COA, propiciou vários lifers, alguns incríveis como  o Gavião do Banhado, Circus buffoni, que fez belos voos de caça por cima dos alagados, procurando presas.



Chegando no final do  parque, na bela Lagoa de Carais, tivemos nossa atenção desviada para as pedras que existem na praia, formando um abiente propicio para a inscrustação de algas e cracas. Pois bem nesses locais frequentemente são encontradas aves marinhas que ali ficam procurando comida. Para nossa alegria no lugar estavam 3 maçaricos brancos  Calidris alba mariscando nas pedras:



Depois de várias fotos pude perceber  outra figura nas pedras. Era bem maior que  os maçaricos:


A principio pensei tratar-se  do Batuiruçu Pluvialis dominica. Estavamos convencidos de que era essa ave. Fiz várias  fotos, com a certeza  de que era  um lifer importante:


A dúvida foi sanada quando a ave levantou voo em direção ao mar aberto. Pude ver então, um detalhe importantissimo para a diagnose dessa ave.:


Essa axila preta foi crucial para a ID da ave. Então, trata-se do Batuiruçu de axila preta, a  Pluvialis squaratola. Não foi o registro sensacional que seria o batuiruçu, ave ainda não registrada no ES mas também um registrão.

Um abraço a todos nossos amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!