Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ELE ESTÁ VOLTANDO... O CURIÓ Sporophila angolensis!


Os passarinheiros digamos "mais experientes" certamente se lembram das decadas de 70 a 90 do século passado, quando era dificil demais ver um canário da terra (Sicalis flaveola) solto na natureza! Pois bem, de um certo tempo para cá, um tempo impreciso, os canários voltaram a povoar nossos campos e cidades! Morando em Vitória, em um bairro muito povoado, muitos prédios e veículos, todas manhãs eu acordo ouvindo os trinados de alguns canários afinadissimos cantando logo abaixo de minha janela! Admirado, ponho-me a ponderar: "hoje em dia passarinheiro algum vai querer capturar canários para vender pois quem precisa mais mante-los na gaiola? cantando dessa forma e dentro da capital! E em todos os lugares! Na roça, nas estradas, em cidades, no campus universitário, lá estão os canários. Dia desses me surpreendi vendo um casal de canários construindo ninho em um semáforo na Avenida Dante Michelini uma das mais movimentadas da capital! Mas continuando em meus devaneios, penso também: "Será que isso vai ocorrer somente com os canários? e os outros "pássaros de gaiola" como o Curió, o bicudo, etc.? O Curió, permitam-me chama-lo de " curióu" como ouço muito com o pessoal do interior, pronuncia que acho simpatica e amistosa, sempre foi o preferido pelos "passarinheiros-traficantes" devido a seu canto afinadissimo! Tem até uma canção antiga, na voz de Erasmo Carlos, chamada "Panorama ecológico", em que o autor diz: " Lá vem a temporada de pássaros, trazendo.....curiós desafinados e....homens imaculados"!
O que autor queria dizer é que essas temporadas criminosas, traziam coisas muito dificeis de se ver naquelo meio.. curiós desafinados e homens imaculados....


Mas deixando a canção e devaneios de lado, podemos ficar muito alegres e esperanços@s! O curióu dá sinais que pode seguir os passos do canário! Aleluia! Recentemente o pessoal do COA tem feito registros incriveis. Primeiro nosso colega Mario Candeias localizou alguns no municipio da Serra. Hoje foi a vez de vermos mais alguns no municipio de Guarapari. Assim o cantor afinadissimo pode voltar a nos alegrar na natureza. Claro que, discreto e timido, ele não vai invadir nossas ruas e praças. Mas poderemos encontra-lo nas lagoas e alagados ricos no capim navalha ou navalha de macaco. Sejam muito benvindos amados curióus!!!! foto de um deles, tirada hoje, no municipio de Guarapari, cantando feliz por estar solto na natureza:




Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita e comentário!