Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

Aramides mangle, uma espécie muito desconfiada!!

A   Saracura do mangue Aramides mangle, é uma espécie de saracura que habita preferencialmente os manguezais. Na região sudeste do Brasil ela não é rara. Porém, de forma nenhuma podemos considera-la como espécie comum! Isso se deve à extrema timidez e desconfiança dessa ave. Conseguir tira-la de dentro do manguezal é um feito que não é fácil de se conseguir. Nossa pretensão é relatar a proeza de ter conseguido fotografa-la no manguezal existente nos fundos do campus de Goiabeiras da UFES.


Vislumbrar a ave mariscando na lama do mangue já é uma vitória e agradeço ao amigo Mario Candeias a informação de onde poderia encontra-la. Mesmo tocando o play-back ela não atende imediatamente. Aliás devo registrar que ainda não ouví o canto dessa saracura nesse lugar. Ressaltamos também já ter registrado nada menos que três espécies de saracuras nesse lugar: a saracura matraca, a saracura dos três potes e agora essa saracura do mangue:



Pudemos visualizar  um casal que estava forrageando no mangue, junto aos alagados e brejos. Pudemos ver certo  momento a ave capturando com o bico alguns caranguejinhos do lugar.


Os hábitos dessa saracura acaba contribuindo para o mistério em torno de seu nome e dos registros que são feitos. Consideramos essa ave como um dos registros mais interessantes feitos nos últimos tempos.

Um abraço a todos que nos visitam, Jsl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!