Translate

quarta-feira, 25 de junho de 2014

O NARCEJÃO Gallinago undulata

Uma ave misteriosa, vocal mas que por ser muito desconfiada é também dificílima de ser registrado por meio de fotos! Estamos falando do narcejão, Gallinago undulata:




Já há algum tempo sabíamos da ocorrência dessa ave em Sobreiro, distrito de Laranja da Terra neste estado do Esp. Santo. Já havia saído várias vezes à noitinha ou mesmo bem cedo, de madrugadinha, tentando atrair a ave para as fotos. Mas nada! A ave não dava nem sinais de que poderia estar por perto. Pois bem, recentemente no dia 20 de junho recente, levantei-me bem credo, por volta de 5 hs., ainda longe da alvorada e depois de tomar o café reforçado da fazenda,  rumei para o lugar escolhido: o terreno arado pronto para ser cultivado, próximo a uma lagoa e capinzais da propriedade de meu cunhado Jacob Delboni em Sobreiro.
Lá chegando coloquei o gravador com o canto da ave e pus-me a esperar. Aos poucos a ave foi respondendo por perto e se aproximando. Alerta total, de repente, ainda no alvorecer, a ave saiu do mato em voo de reconhecimento e pousou a poucos metros de mim!
Delírio, adrenalina, tudo o que a observação de aves é capaz de observar eu senti na hora! Procurando não espantar a ave, posicionei a lanterna de forma a trazer alguma claridade mas sem haver exagero. Tentei o foco na câmera e consegui, uma, duas, três fotos!




Obviamente o registro já estava garantido, mas o melhor ainda viria a acontecer: a ave começou a vocalizar pertinho, um chamado de alerta diferente do canto tipico da espécie. O canto da espécie é bem tipico, com a ave gritando principalmente em voo: Agua-só....Agua-só....Rola-pau....Rola-pau...

Mas naquele momento, somente a vocalização de alarme, um rascante Chec-chec-chec=chec.... era ouvida com a ave com o bico bem aberto:




Fiquei com a impressão que a raridade dessa ave se deve a seus hábitos muito discretos e, talvez não seja tão rara quanto parece. Foi um registro emocionante e agradável de ser feito.

Um abração a todos que nos visitam.!
!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!