Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Accipiter striatus: o GAVIÃO - MIUDO.

O Gavião miúdo é um rapinante de pequeno porte, a femea mede cerca de 30 cm de comprimento, e o macho, menor, tem o porte de um sabiá. A fama desse rapinante é ser um grande e desalmado raptor de pássaros. Conta com grande habilidade na captura de pássaros e vários relatos e fotos dão conta dessa particularidade. Alguns chegam mesmo a chama-lo de  assassino de pássaros! isso se deve como disse, a sua inegável habilidade em caçar aves menores. O parque do Ibirapuera é uma grande área verde no coração da metrópole Paulista. Pois nesse parque o Accipiter striatus tem sido freqüentemente registrado, não se importando com a enorme presença humana nas proximidades.


Hoje pude finalmente registrar esse belíssimo gavião. Primeiro ele foi reconhecido enquanto planava acima do parque em uma manhã bastante nublada:



Fiquei  bastante animado com o registro, o primeiro que fiz dessa ave por meio de fotografia. Recordo-me que cheguei a registra-lo nos idos de 1987 de binóculo no morro do Mestre Álvaro e foi apenas esse meu registro antigo da espécie., Fico com a impressão que no ES é espécie rara!

Após essa fato, perambulei pelo parque à cata de mais registros  e na volta, minha atenção novamente se fixou no Accipter! é que ouví sua vocalização entre algumas árvores e resolvi segui-la. Foi quando vi dois indivíduos, provavelmente um casal, voando acima das árvores e pousando mais à frente. Fui atrás  pois o registro da ave com distância mais aproximada é importante devido sua rusticidade e desconfiança. Foi então que percebi a ave no alto das árvores bicando e coletando gravetos! Certamente para o ninho e eu já tinha lido relatos dessa ave nidificar dentro desse parque!;


Pode-se ver com clareza o graveto no bico do Accipiter striatus!

Foi então, que monitorando escondido atrás das grandes árvores, pude ver onde era o ninho! Localizado no alto de um ´Pinus sp. o ninho era uma plataforma de gravetos. Mesmo não sendo um rapinante de grande porte achei o ninho bastante avantajado para a espécie:


É possível perceber no lado esquerdo no alto, a ponta da cauda longa e transfaciada da ave!; Alguns minutos depois a ave saiu do ninho e ao me perceber reagiu com agressividade. Vide agravação do som depositada no site Wiki Aves:
http://www.wikiaves.com.br/1401510&p=1&tm=s&t=u&u=2183

Depois desse episódio a ave pousou nas proximidades do ninho, quando pude fazer  outras  fotos:




Muito obrigado pela atenção amigos passarinheiros!
Jsl.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Kassius! Desculpe-me a grande demora em responder! Somente hoje, visitando postagens antigas, pude ver seu comentário. Um abc. José.

      Excluir
    2. Obrigado Kassius! Desculpe-me a grande demora em responder! Somente hoje, visitando postagens antigas, pude ver seu comentário. Um abc. José.

      Excluir

Muito obrigado pela visita e comentário!