Translate

domingo, 14 de setembro de 2014

Arapapá = Cochlearius cochlearius



O Arapapá é ave noturna e crepuscular. O que mais chama atenção em seu aspecto é seu  bico.  Apesar de fazer parte de uma família especifica, o Arapapá, Cochlearius cochlearius, é muito aparentado às garças e savacus. Habita quase os mesmos locais e compartilha com esses alguns hábitos e alimentação. 
Relatamos a descoberta de um jovem de arapapá nas proximidades da lagoa da UFES.O filhotão, figura bem agradável quanto original, tem sido simpático, permitindo aos membros do COA muitas fotografias. Trata-se de ave crepuscular, mais ativo à noite, fato que faz com que passe despercebido para a maioria das pessoas. Seu bico é bastante curioso, largo e com a aparência de um barco de quilha alta virado(Sick). A plumagem dos adultos difere da dos jovens, sendo mais parecida com a dos savacus, espécie aliás, que muitas vezes é seu vizinho nos mangues e vegetação ribeirinha. Arapapás são aparentados às garças e savacus. Essa ave tão curiosa, é mais uma que torna a observação de aves uma atividade tão fascinante!

Foto do arapapá pousado:


A ave permanecia pousada em posição imóvel, no alto das árvores e no meio das brenhas o que dificultava uma foto de melhor qualidade. Com nossas tentativas de se conseguir um foco melhor, o filhotão acabou se espantando e voando para mais longe:






Pode ser notado que trata-se de uma ave jovem, um filhotão récem crescido e que procura dar seus primeiros passos independente. Voltamos ao local hoje dia 15.9.2014 mas não conseguimos melhorar nossas fotos. Porém, foi possível gravar seu canto, que depositamos na plataforma wiki-aves:

http://www.wikiaves.com.br/1451579&t=s&s=10150&u=2183

A existência do arapapá no lugar é mais um estimulo à observação de aves feita pelo COA-ES, agora tendo mais uma interessante espécie para estudo.

Jsl. obrigado a tod@s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!