Translate

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TAQUARAS FRUTIFICANDO: FESTA PARA AVES!

As taquaras são plantas da família das gramíneas, como o trigo, milho e arroz. As taquaras do Brasil são nativas e compõem uma legião de mais de 150 espécies apenas na Mata Atlântica. E, como os cereais citados, são produtoras de sementes que na na época da "colheita" produzem uma fartura de alimento que é conhecida por muitas pessoas do interior.  Essa "colheita" natural é chamada de "arroz de taquara" em algumas regiões do Brasil. Esse arroz natural é um alimento abundante nessa época e atrai para o banquete uma corte numerosa de comensais. Não apenas as aves, mas também mamíferos como os roedores, notadamente os ratos do mato conhecidos como "ratos da taquara". Nessas ocasiões, devido à abundância do alimento, tanto esses roedores como algumas aves, produzem proles numerosas.
Essas  taquaras, geralmente do gênero Merostachys são encontradas no Espirito Santo principalmente nas florestas de montanhas, mas também podem ocorrer nas matas da baixada.

fonte: http://onca-kuahary.blogspot.com.br/2006/09/bambus-do-pni.html


Imagem de um rato da taquara.


Moita de taquaras do gênero Merostachys.


Colmo de uma taquara de onde brotam as infrutescências.



Moitas de taquaras no interior da mata.

Taquaras com sementes.


Distribuição do Taquarussu, conf. o site "Um pé de quê?"

O  Pixoxó, Sporophila frontalis, considerado como ameaçado devido à captura para engaiolamento ou devido à destruição do habitat. Ave de canto forte e melodioso domina os taquarais  maduros com seu canto. Numeroso nesta época nas matas de Castelinho em Vargem Alta-ES, Brasil/.



A Cigarra verdadeira Sporophila falcirostris, também é ameaçada, estando na categoria de Vulnerável. O motivo é o mesmo do Pixoxó, captura e destruição do habitat, mas parece ser ave mais rara que aquele. Detalhe interessante de sua anatomia é a mandíbula inferior "cortada". Nas foto a ave está se alimentando de um taquaruçu maduro. Vide as sementes com suas infrutescências.,
                                                       




A Cigarra do Bambu Haplospiza  unicolor, é bem mais encontradiço que as duas espécies anteriores. Pode ser encontrada mesmo quando os taquarais não estão frutificando. Nessa ocasião, porém, acompanhou o Pixoxó e a Cigarra verdadeira nas moitas de taquaras,:



Por enquanto é o que temos e agradecemos nossos leitores.
José Silvério Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!