Translate

terça-feira, 4 de julho de 2017

VITÓRIA: POUSADA DOS MAÇARICOS!

VITÓRIA: POUSADA DOS MAÇARICOS!
Situada no paralelo 20 graus sul, Vitória está no caminho dos maçaricos migrantes que viajam de um polo a outro do Planeta. Maçaricos são aves da familia Scolopacidae, a mesma familia das saracuras e sanãs.
Esses maçaricos são viajantes de longuíssimo curso. Alguns saem das tundras do Ártico canadense e quando vai chegando o inverno no hemisfério norte, migram para terras mais quentes fugindo do frio. Passam a primavera e verão tanto no hemisfério norte onde procriam e também nessas estações do hemisfério sul onde passam seu período de descanso reprodutivo.

Aqui em Vitória, ES, registramos nesses últimos três anos, seis espécies desses maçaricos que passaram por nossa cidade nesse percurso. E o local desses registros foram os costões rochosos banhados pela água do mar, e localizados no bairro de Ilha do Boi. Esses costões rochosos, são tomados por algas verdes e possuem muitos orifícios e cavidades nas pedras onde se abrigam muitos caranguejinhos e outros animais marinhos que servem de alimentos a esses maçaricos e outras aves. Normalmente o lugar é habitado por uma colônia de Piru-pirus, Haematopus palliatus, por Batuiras de bando, Charadrius semipalmatus e Vira-pedras Arenaria interpres. Nesse período de três anos, registramos alguns mais raros e que apareceram apenas uma vez como o Maçarico de bico torto, o Maçarico rasteirinho, o Maçarico branco e o Maçarico de asa branca. Duas vezes em anos diferentes o Maçarico de sobre branco e o mais frequente em nossa cidade, o Maçarico-Pintado, que podemos dizer ser "o primeiro que chega e o último a ir embora"

TRAJETO DOS MAÇARICOS MIGRATÓRIOS:





































MAÇARICOS REGISTRADOS NA ILHA DO  BOI EM VITÓRIA:





Maçarico de asa branca, Tringa semipalmata.
















Maçarico branco, Calidris alba.













Maçarico pintado, Actitis macularius.















Maçarico de bico torto, Numenius hudsonicus.















Maçarico-de-sobre-branco, Calidris fuscicollis.















Maçarico rasteirinho, Calidris pusilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!