Translate

terça-feira, 22 de agosto de 2017

UM NINHO DE HARPIA!!!!

Recentemente estivemos na RNV- Reserva Natural da Vale, área de mata atlântica contígua à Reserva de Sooretama e fomos surpreendidos ao ver um ninho da Harpia  harpyja. O ninho estava sem os adultos e sem filhotes, mas as aves estiveram ha pouco tempo no local  pois nos pés da árvore tinha vários restos de alimentos e fezes!



























Voltaremos ao lugar, com expectativa de visualizar as aves. Interessante  a biologia dessa águia. Considerada a mais poderosa ave de rapina do planeta, com as fêmeas alcançando o comprimento de 105 cm. e pesando até 10 kg. ela pode ser atualmente rara na região SE do Brasil mas ainda presente. Vários avistamentos nas reservas do norte do Estado bem como na região serrana atestam que a ave continua nesses locais, mas ninguém vê!!

O que acontece, conforme os pesquisadores que conversamos recentemente no Pantanal de Mato Grosso, é que ao contrario de outros águias florestais como as do gênero Spizaetus, as Harpias não possuem o hábito de planar alto sobre as matas. Elas voam sempre rente as copas da floresta e se escondem muitíssimo bem! Resulta daí que passam facilmente despercebidas em muitos lugares em que habitam, a despeito de seu enorme tamanho.

Ainda faremos um post aqui sobre o avistamento dessa águia espetacular!!

Obrigado às pessoas que nos visitam.!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!